O campo psicológico é entendido
como um campo de forças que atua na percepção, nos levando a procurar a
boa-forma.
Figurativamente podemos
relacioná-lo a um campo magnético criado por um imã (a força de atração e
repulsão). Esse campo de força psicológico tem uma tendência que garante a
busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.
Esse processo ocorre de acordo com os seguintes
princípios: proximidade (elementos próximos tendem a se agrupar), semelhança (elementos semelhantes se agrupam) e fechamento (há uma tendência em completar espaços vazios).
A psicologia da Gestalt entende a
aprendizagem como uma decorrência da forma como as partes estão organizadas no
todo.
As teorias associacionistas
entendem que a aprendizagem ocorre através da associação de elementos que
anteriormente estavam isolados e assim, por um processo aditivo, passa-se de um
conhecimento simples a um complexo.
Os métodos de alfabetização podem
nos auxiliar a pensar algumas questões relativas a diferentes maneiras de
conceber a aprendizagem. Os chamados métodos sintéticos entendem que deve-se
inicialmente ensinar a criança a nomear, grafar e reproduzir o valor sonoro de
todas as letras (elementos mais simples) e, depois disso, ela estará apta a
associar as letras entre si para formar sílabas. Na seqüência ela associará
sílabas entre si para formar palavras e finalmente formará orações. Os chamados
métodos analíticos seguem um caminho exatamente oposto pois primeiramente é
apresentado o todo (palavra, frase ou texto), enquanto unidade de significação,
e somente após partem para o exame das partes e das relações que elas mantém
entre si para formarem esse todo.
Quanto à questão do insight,
podemos dizer que nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de
forma clara que permitam uma compreensão imediata. Essas situações dificultam a
aprendizagem porque não permitem uma definição da figura-fundo, impedindo a
relação parte-todo.
Acontece, às vezes, de estarmos
olhando uma figura ou estarmos pensando em algo que nos parece bastante obscuro
e, de repente, sem que tenhamos tido qualquer processo de compreensão aditivo
(somando as partes mais simples), a relação figura-fundo elucida-se.
A esse fenômeno é dado o nome de insight.
O termo designa uma compreensão imediata e súbita.
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