Segundo
Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo do que
estamos cientes num dado momento. O interesse de Freud era muito maior com
relação às áreas da consciência menos expostas e exploradas, que ele denominava
de Pré-Consciente e Inconsciente.
A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais e quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estariam no inconsciente, pois para ele a vasta maioria do conteúdo estava no inconsciente.
- Inconsciente à estão elementos instintivos não acessíveis à consciência. Além disso, há também material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido, mas não é permitido ser lembrado. O pensamento ou a memória ainda afetam a consciência, mas apenas indiretamente. Ressalte-se que o inconsciente, por sua vez, não é apático e inerte, havendo uma vivacidade e imediatismo em seu material. Memórias muito antigas quando liberadas à consciência, podem mostrar que não perderam nada de sua força emocional. Para Freud é no inconsciente que estão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões e os instintos.
- Pré-Consciente à é uma parte do Inconsciente, que pode tornar-se consciente com facilidade. As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-Consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas. O Pré-Consciente é como uma vasta área de posse das lembranças de que a consciência precisa para desempenhar suas funções.
A passagem a seguir do filme “Freud Além da alma”, reflete que a descoberta do inconsciente e de sua importância psíquica constituiu o fundamento da psicanálise. “Em um de seus diálogos com Breuer, descobriram um erro na teoria de Charcot: a mente não se dividia. Apenas tirava o trauma da consciência, deixava as lembranças inconscientes e as emoções são descarregadas fisicamente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário