Marcadores

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reforço


Chamamos de reforço toda a conseqüência que seguindo uma resposta altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que remove ou atenua. O reforço positivo oferece alguma coisa ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável. 



O comportamento de estudar poderá ser mantido com grande probabilidade de ocorrência se o aluno obtiver boas notas. As boas notas servem como reforço positivo para o comportamento de estudar.


O comportamento da professora de encaminhar para o SOE uma criança que apresenta um comportamento considerado inadequado, é reforçado negativamente na medida em que eliminou uma situação desagradável para ela. Das próximas vezes em que comportamentos inadequados ocorrerem, é provável que ela encaminhe os alunos para o SOE.


Esquiva: estímulos aversivos condicionados separados por intervalo de tempo apreciável; o indivíduo se prevê e diminui efeitos indesejáveis, ex.: som do dentista.

Fuga: termina com o estímulo já em andamento. Como exemplo, são os barulhos repentinos que incomodam logo a tendência é fugir deles.

Extinção: a resposta deixa subitamente de ser reforçada. Um é exemplo é uma “paquera” não correspondida.

Punição:quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente, ex.: castigos físicos na escola ou comportamento, no trânsito(leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação).

Discriminação: normas e regras sociais que resultam em determinada resposta de comportamento, ex.: conduta em festas.

Generalização: respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes, ex.: aprendizagem escolar em diversas linhas de conhecimento.

Controle de estímulos: controle da situação, de saber o que está se passando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário