Marcadores

domingo, 21 de outubro de 2012

Modelo da Mente

Freud passou a acreditar que a mente humana enfrenta continuamente três conjuntos de demandas conflitivas: as que partem do corpo, realidade externa e das restrições morais. Um componente distintivo da personalidade (id, ego, superego), lida com cada domínio. Os mesmos estão competindo continuamente entre si pela energia disponível dos instintos de vida e morte.

 

  • Id: constitui o reservatório de energia psíquica e os aspectos da personalidade relacionado aos instintos, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo).

  • Ego: corresponde ao aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos. É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade, e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do Id ou do Superego. 

  • Superego: é o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade. Origina-se com o complexo do Édipo, a partir da internalização das proibições, a partir dos limites e da autoridade. É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: não está certo, não faça isso, não faça aquilo, ou seja, é a sensação de dor quando se prejudica alguém, é o "freio". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário